Serviço de Orientação Religiosa

Este é um serviço que se propõe a estimular a espiritualidade dos alunos, através de valores indispensáveis (diálogo, respeito, tolerância, perdão…) à formação crítico-reflexiva do cidadão humanista e planetário.

O SOR desenvolve, além do Ensino Religioso das salas de aulas, a Infância Missionária, a Catequese de Primeira Eucaristia e da Crisma.

Nosso objetivo é oportunizar a experiência com o transcendente e a vivência da fraternidade.

Eucaristia: Fonte de vida – Presença permanente de Cristo em nosso meio, a Eucaristia é uma escola de fé e de amor.

A palavra Eucaristia vem do grego Eucharistein, que significa “Ação de Graças”. Sacramento da Igreja, onde Jesus se faz presente no Pão e no Vinho, com seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade. Instituída por Jesus na última ceia, é o memorial de sua morte e ressurreição, banquete pascal em que ele se dá em alimento.

A Celebração Eucarística é a celebração da nossa fé e da nossa esperança, que nos lança nos ensinamentos de Jesus, no caminho de uma sociedade mais justa e mais fraterna.

É com este pensamento que todos os anos o nosso Colégio oferece às crianças católicas a oportunidade da preparação para a Primeira Eucaristia, objetivando um maior aprofundamento espiritual.

Confirmação ou Crisma – é o sacramento da iniciação. Em todas as culturas, existem ritos de iniciação para os jovens que estão no início da idade adulta. No Sacramento da Confirmação o jovem recebe o Espírito Santo para que realize sua missão no mundo e na Igreja.

O renascimento a partir do Espírito Santo através do Sacramento da Confirmação, implica novas aptidões morais e espirituais. No evangelho de Lucas, menciona-se constantemente o fato de que Jesus trilha seu caminho na força do Espírito Santo, cumprindo sua missão. Lucas considera o Batismo um dom de Jesus, o Espírito Santo. Pleno do Espírito Santo, Jesus vai ao deserto, onde é tentado pelo demônio. Lá Ele vivencia sua iniciação no ministério de messias. Depois da tentação, o que se diz é: “Jesus voltou para a Galileia, pleno da força de Espírito” (Lc 4,14).

(Do livro Ancelm Grüm)