ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)

O trabalho realizado pelo Departamento de Educação Inclusiva vem pautando nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica, lei Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 e LDBI 13.146 de 2015.

Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

  • 1º Esta lei disciplinar a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.
  • 2º A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e a prática social.

A educação especial é uma modalidade de ensino que tem como função promover o desenvolvimento das habilidades dos estudantes com Necessidades Educacionais Especiais. É responsável pelo atendimento especializado e seu público alvo são alunos com algum tipo de deficiência, tem como função a formação completa e livre de preconceitos que reconhece as diferenças e dá a elas seu devido valor. Foi daí que o Colégio Imaculado Coração de Maria, investiu em formação continuada a toda equipe, iniciando pelos professores que precisavam entender o que é a inclusão no formato pedagógico, aos auxiliares de sala que são os que lidam diretamente com os alunos em todos os ambientes do Colégio.

O relatório para a UNESCO feito pela Comissão Internacional sobre a Educação para o séc. XXI apresenta quatro pilares sobre os quais a educação deve se firmar:

  • Aprender a conhecer;
  • Aprender a fazer;
  • Aprender a conviver;
  • Aprender a ser.

Firmar a educação inclusiva em todos esses pilares é garantir que a aprendizagem de crianças e jovens com Necessidades Educacionais Especiais aconteça por meio das várias possibilidades de desenvolvimento que possamos encontrar na equipe escolar tendo como base os educadores.

Diante das laudas oficiais criamos o nosso trabalho interno que tem como objetivos orientar a todos os profissionais que convivem com os estudantes dentro do nosso Colégio e fora como, a família, profissionais das clinicas que recebemos para juntos trabalharmos no processo de desenvolvimento do aluno, fermentar a formação de professores em especialização em educação especial tendo como objetivo melhor atender e desenvolver os nossos alunos com Necessidades Educacionais Especiais, disparar praticas pedagógicas mais democráticas e promover o intercâmbio entre todos do Colégio onde apresentamos ideias, experiências positivas que nos levam ao desenvolvimento individual e compartilhamos uns com os outros nas reuniões que acontecem periodicamente.

Em nosso Colégio temos duas salas de recursos para atendimento multifuncional onde trabalhamos com metodologias diversificadas. A primeira sala atende aos estudantes da Educação Infantil com um espaço mais lúdico e com móveis adequados para a idade, neste espaço as professoras da educação infantil junto com sua auxiliar de sala e/ou AT clínica e a professora de atendimento educacional especializado. O uso da sala tem como objetivo promover um trabalho especifico visando PPI/PDI feito de forma individualizada. Na segunda sala de recursos temos desde o acesso as mídias como slides, livros literários e jogos (raciocínio/linguagens/filosofia/cidadania/estratégia) onde toda equipe pedagógica usa na promoção e desenvolvimento do aluno.

O atendimento Educacional Especializado é realizado no contra turno com alguns alunos que têm a necessidade de estimulo nas áreas cerebrais de atenção, mobilidade, coordenação motora, percepção espacial e vivencia em grupo. Todo trabalho é realizado com base no PDI em conformidade com a professora regente. Este atendimento acontece uma vez por semana com a duração de 45 a 50 minutos. São feitos registros com fotografias, escrita em forma de diário por atendimentos que culmina em relatório semestral que servirá de documento para fins pedagógico como forma comprobatória do desenvolvimento planejado para a equipe reformular, modificar, acrescentar e avaliar o trabalho desenvolvido.

Responsável:

Professora Sylvia Fernanda Costa Santiago
Especialista em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial (A.E.E.)
Atendimento: 99966.1729 (WhatsApp)

Leituras Recomendadas:

Autismo

Revista Autismo

Atividades Psicomotoras