Normas de Convivência – SOD

Considerando as normas de convivência social e estabelecimento do bem comum existentes em nosso Regimento, não será permitido ao aluno Imaculado:

  • Sair do Colégio antes da hora regulamentar, bem como sair das aulas antes do seu término, salvo com autorização escrita dos pais ou responsável, e com o deferimento da coordenadoria;
  • Usar, na sala de aula, aparelho de telefonia celular, ipod, câmeras digitais e similares, visto que eles impossibilitam a concentração dos alunos, necessária à assimilação dos conteúdos ministrados;
  • Fumar, ingerir bebidas alcoólicas ou trazer consigo substância que provoque dependência física ou psíquica, dentro do Colégio, em suas imediações ou em atividades promovidas pela escola, em qualquer local;
  • Instigar movimentos de indisciplina individual ou coletiva, bem como participar desses movimentos dentro do Colégio e nas suas imediações, ou ainda, em atividades promovidas pela escola, em qualquer local;
  • Trazer, para as atividades escolares, inclusive para as atividades opcionais, materiais, produtos (bebidas alcoólicas, cigarros, drogas em geral), equipamentos ou instrumentos (armas) que causem dispersão e/ou perigo para a segurança, para a integridade física e moral, própria e/ou de outrem, para saúde, como também que possam causar danos morais ou patrimoniais;
  • Trazer para o Colégio corretivos líquidos ou assemelhados que possam causar danos ou interferir na higiene do ambiente escolar;
  • Ter consigo impressos, gravuras, revistas ou qualquer outro material contrário à moral, aos princípios nacionais e à filosofia cristã do Colégio;
  • Divulgar, em qualquer mídia, escritos, logomarcas, imagens ou qualquer material a respeito do Colégio, sem a autorização escrita do setor competente;
  • Vincular ao nome do Colégio a venda de rifas, ingressos ou semelhantes;
  • Trazer pessoas estranhas ao ambiente escolar sem autorização prévia;
  • Entrar com aparelho de telefonia celular ou similares em dias de prova;
  • Utilizar piscina, quadras, auditórios, laboratórios e outra qualquer dependência sem agendamento da Coordenação e sem autorização escrita;
  • Entrar com aparelho de telefonia celular ou similares em dias de prova;
  • Namorar ou apresentar qualquer tipo de atitude / comportamento que o represente no interior do Colégio;
  • Permanecer no espaço escolar fora da carga horária, exceto quando fazendo parte de atividade complementar, mediante autorização da Coordenação do setor.

Medidas Socioeducativas – Mediante a prática do ato indisciplinar serão aplicadas ao estudante:

  1. Advertência pelo Coordenador de Disciplina, Coordenador Pedagógico e ou Direção;
  2. Será aplicada atividade de reflexão e integração sobre a questão em foco, com a orientação do SOE (Serviço de Orientação Educacional) e/ou junto à família;
  3. Em caso de reincidência, os pais serão convocados pela escola, a fim de tomarem ciência do(s) fato(s), assinando termo de advertência, assumindo a responsabilidade sobre a conduta do educando;

Observação: No caso de danos ao patrimônio do Colégio, ocasionados por má conduta do aluno, haverá a responsabilidade de reparação/restituição e ou ressarcimento do mesmo, compensando o prejuízo.

É importante destacar (para estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio)

  • O toque para o início das aulas é às 7h (manhã) e 14h (tarde);
  • Chegando às 7h15, o aluno ficará na recepção da Escola esperando o toque para a 2ª aula, e será registrado o atraso. Com 3 atrasos registrados os responsáveis serão comunicados e assinarão um termo de responsabilidade;
  • O acesso ao Colégio após o toque para a segunda aula, só será permitido com a presença dos pais ou apresentação de justificativa assinada pelo responsável;
  • Não é permitida a permanência dos alunos na sala de aula durante o recreio;
  • Após o término do recreio, o aluno que chegar atrasado receberá advertência por escrito, e se for reincidente, poderá ficar ausente de atividade pontuada;
  • Não é permitido o acesso em sala de aula: dos pais, responsáveis ou de qualquer pessoa que não esteja matriculada no colégio;
  • O aluno deverá comparecer ao Colégio alimentado, para não utilizar a cantina antes do horário do recreio;
  • Para não comprometer o nome da Instituição Educativa, ficam vetados quaisquer tipos de divulgação e venda de qualquer natureza, sem a prévia autorização da Coordenação e/ou Direção.

 

Notas Especiais

O Colégio se compromete a acompanhar e a assistir os alunos apenas durante os horários pré-estabelecidos, nas atividades opcionais programadas para as respectivas turmas e/ou grupos;

A organização e a realização das atividades opcionais são de responsabilidade do Colégio e têm suas orientações específicas.;

O Colégio isenta-se de qualquer responsabilidade por atividades alheias à sua organização e aos seus princípios;

O Colégio poderá agendar encontros pedagógicos e/ou pastorais em cada semestre, sem a presença do aluno na escola, para a realização de atividades que enriqueçam o processo de ensino aprendizagem, sem prejuízo no cumprimento do calendário letivo. Da mesma forma, poderão ser agendados Plantões Pedagógicos, para atendimento aos pais e/ou responsáveis, com a presença dos professores;

A prática de atividades lúdicas (jogos de salão) só é permitida com a orientação de professor/coordenador;

Havendo danos pessoais e materiais resultantes de atos contrários ao Regimento, cabe ao Colégio tomar todas as providências disciplinares e legais necessárias, sobretudo junto à família, para reparação dos prejuízos;

O Colégio, através dos orientadores disciplinares, disponibilizará bolas e locais adequados para jogos, durante os recreios dos alunos de cada turno. Fica esclarecido que não será permitido ao aluno trazer para o Colégio bolas e outros brinquedos, exceto na Educação Infantil e Fundamental Séries Iniciais , quando solicitados pelas Coordenações;

A lei proíbe o menor de 18 anos de dirigir veículos; o Colégio, como casa de educação, cumpre a legislação em vigor.
Direitos dos Educandos

  1. Participar das atividades escolares, sociais, religiosas, cívicas e recreativas destinadas a sua formação, promovidas pela escola;
  2. Ser respeitado por todos que fazem parte do Colégio: educadores, colegas e funcionários;
  3. Ter acesso aos laboratórios, bibliotecas, quadra de esportes e outros ambientes, sempre que for autorizado, respeitando os regulamentos específicos;
  4. Tomar conhecimento do registro de seu rendimento de aprendizagem, através do boletim escolar.

Deveres dos Educandos

  1. Usar diariamente o uniforme completo, inclusive nos dias de prova e também a bata, nas aulas de laboratório de química;
  2. Justificar por escrito, feito de próprio punho e assinada pelos pais ou responsável, quando comparecer com o uniforme incompleto;
  3. Assistir a todas as aulas, de acordo com o horário escolar;
  4. O aluno não terá permissão de entrar em sala após o início de provas;
  5. O aluno que precisar se ausentar durante os dias de prova, terá o prazo de 48 horas para apresentar o atestado médico à Coordenação Pedagógica, para ter o direito à prova de 2ª chamada, mediante pagamento de taxa na Tesouraria;
  6. Tratar com respeito toda a comunidade escolar (colegas, professores, coordenadores e funcionários);
  7. Respeitar, nos horários de recreio, os espaços reservados para as turmas nas atividades pedagógicas;
  8. Colaborar na conservação do espaço físico do Colégio, mantendo limpa a sala de aula, conservando o mobiliário e todo material de uso coletivo;
  9. Interessar-se pelos estudos, esclarecendo as dúvidas com o professor, procurando ser assíduo e pontual com os compromissos escolares;
  10. Entregar aos pais, com pontualidade, todos os comunicados enviados pelo Colégio e devolver o canhoto assinado sempre que for solicitado;
  11. Assumir e praticar, de forma consciente, as normas escolares, a fim de facilitar e garantir o bem comum da Escola;
  12. Manter o seu lugar em sala de aula, respeitando o rodízio para melhor disciplina e aprendizagem.