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Serviço de Orientação Pedagógica

A função coordenadora aparece como fundamental à articulação da proposta pedagógica da Escola, apresentando algumas características:

  • Atuação contextualizada (analise crítica da realidade); compromisso com a formação político-social e cultural do homem, e do cidadão; estudo dos problemas situacionais à luz de teorias atuais emancipatórias; comprometimento com a qualidade de ensino na ação pedagógica coletiva;

  • Co-ordenar, na perspectiva de organizar coletivamente o processo educativo, surge como tarefa maior do serviço de orientação pedagógica, abrangendo desde o planejamento curricular e de ensino, até a ação na sala de aula, junto aos professores e alunos. Observar, coletar dados, analisar, refletir conjuntamente na busca de soluções e superação dos problemas. Sua ação volta-se para assessorar o professor no campo das variáveis que interferem no processo ensino-aprendizagem (pedagógicas, psicossociais, filosóficas e políticas); cuidar/velar pelo processo pedagógico, para que aconteça de forma integradora e articuladora, numa concreta tentativa de tornar significativa a aprendizagem.

  • Dessa forma, a atuação da coordenação deve ser na perspectiva de imprimir sabor e sentido ao processo pedagógico, procurando estudá-lo, criticá-lo, aprofundando a análise sobre ele por meio do diálogo, numa atitude de ação-reflexão-ação que alimenta continuamente a caminhada de toda a comunidade educativa.

Serviço de Orientação Religiosa

Este é um serviço que se propõe a estimular a espiritualidade dos alunos, através de valores indispensáveis (diálogo, respeito, tolerância, perdão...) à formação crítico-reflexiva do cidadão humanista e planetário.

O SOR desenvolve, além do Ensino Religioso das salas de aulas, a Infância Missionária, a Catequese de Primeira Eucaristia e da Crisma.

Nosso objetivo é oportunizar a experiência com o transcendente e a vivência da fraternidade.

Eucaristia: Fonte de vida - Presença permanente de Cristo em nosso meio, a Eucaristia é uma escola de fé e de amor.

A palavra Eucaristia vem do grego Eucharistein, que significa “Ação de Graças”. Sacramento da Igreja, onde Jesus se faz presente no Pão e no Vinho, com seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade. Instituída por Jesus na última ceia, é o memorial de sua morte e ressurreição, banquete pascal em que ele se dá em alimento.

A Celebração Eucarística é a celebração da nossa fé e da nossa esperança, que nos lança nos ensinamentos de Jesus, no caminho de uma sociedade mais justa e mais fraterna.

É com este pensamento que todos os anos o nosso Colégio oferece às crianças católicas a oportunidade da preparação para a Primeira Eucaristia, objetivando um maior aprofundamento espiritual.

Confirmação ou Crisma - é o sacramento da iniciação. Em todas as culturas, existem ritos de iniciação para os jovens que estão no início da idade adulta. No Sacramento da Confirmação o jovem recebe o Espírito Santo para que realize sua missão no mundo e na Igreja.

O renascimento a partir do Espírito Santo através do Sacramento da Confirmação, implica novas aptidões morais e espirituais. No evangelho de Lucas, menciona-se constantemente o fato de que Jesus trilha seu caminho na força do Espírito Santo, cumprindo sua missão. Lucas considera o Batismo um dom de Jesus, o Espírito Santo. Pleno do Espírito Santo, Jesus vai ao deserto, onde é tentado pelo demônio. Lá Ele vivencia sua iniciação no ministério de messias. Depois da tentação, o que se diz é: “Jesus voltou para a Galileia, pleno da força de Espírito” (Lc 4,14).

(Do livro Ancelm Grüm)

Serviço de Orientação Educacional

O Serviço de Orientação Educacional, composto por pedagogas e psicólogas, acompanha e dá suporte aos alunos em relação ao desenvolvimento afetivo, cognitivo e comportamental.

Este serviço de apoio, visa assessorar a equipe diretiva e a coordenação pedagógica, contribuindo na integração da comunidade escolar de forma preventiva e educativa, auxiliando no desenvolvimento integral de seus membros, em consonância com os objetivos propostos pelo Projeto Político Pedagógico da Escola.

Trabalha, juntamente com os pais e professores, na busca de alternativas para minimizar dificuldades pedagógicas, investigando as implicações sociais, cognitivas e emocionais.

O foco de atenção do SOE está voltado para o aluno, procurando desenvolver nele a capacidade de acolhida e integração, no respeito à diversidade, na capacidade de viver as normas estabelecidas no Colégio e formação de valores cristãos. Enfim, desenvolver ações que possam contribuir na formação do cidadão consciente, responsável e eficiente.

Serviço de Orientação Disciplinar

Considerando as normas de convivência social e estabelecimento do bem comum existentes em nosso Regimento, não será permitido ao aluno Imaculado:

  • Sair do Colégio antes da hora regulamentar, bem como sair das aulas antes do seu término, salvo com autorização escrita dos pais ou responsável, e com o deferimento da coordenadoria;
  • Usar, na sala de aula, aparelho de telefonia celular, ipod, câmeras digitais e similares, visto que eles impossibilitam a concentração dos alunos, necessária à assimilação dos conteúdos ministrados;
  • Fumar, ingerir bebidas alcoólicas ou trazer consigo substância que provoque dependência física ou psíquica, dentro do Colégio, em suas imediações ou em atividades promovidas pela escola, em qualquer local;
  • Instigar movimentos de indisciplina individual ou coletiva, bem como participar desses movimentos dentro do Colégio e nas suas imediações, ou ainda, em atividades promovidas pela escola, em qualquer local;
  • Trazer, para as atividades escolares, inclusive para as atividades opcionais, materiais, produtos (bebidas alcoólicas, cigarros, drogas em geral), equipamentos ou instrumentos (armas) que causem dispersão e/ou perigo para a segurança, para a integridade física e moral, própria e/ou de outrem, para saúde, como também que possam causar danos morais ou patrimoniais;
  • Trazer para o Colégio corretivos líquidos ou assemelhados que possam causar danos ou interferir na higiene do ambiente escolar;
  • Ter consigo impressos, gravuras, revistas ou qualquer outro material contrário à moral, aos princípios nacionais e à filosofia cristã do Colégio;
  • Divulgar, em qualquer mídia, escritos, logomarcas, imagens ou qualquer material a respeito do Colégio, sem a autorização escrita do setor competente;
  • Vincular ao nome do Colégio a venda de rifas, ingressos ou semelhantes;
  • Trazer pessoas estranhas ao ambiente escolar sem autorização prévia;
  • Entrar com aparelho de telefonia celular ou similares em dias de prova;
  • Utilizar piscina, quadras, auditórios, laboratórios e outra qualquer dependência sem agendamento da Coordenação e sem autorização escrita;
  • Entrar com aparelho de telefonia celular ou similares em dias de prova;
  • Namorar ou apresentar qualquer tipo de atitude / comportamento que o represente no interior do Colégio;
  • Permanecer no espaço escolar fora da carga horária, exceto quando fazendo parte de atividade complementar, mediante autorização da Coordenação do setor

Medidas Socioeducativas - Mediante a prática do ato indisciplinar serão aplicadas ao estudante:

  1. Advertência pelo Coordenador de Disciplina, Coordenador Pedagógico e ou Direção;
  2. Será aplicada atividade de reflexão e integração sobre a questão em foco, com a orientação do SOE (Serviço de Orientação Educacional) e/ou junto à família;
  3. Em caso de reincidência, os pais serão convocados pela escola, a fim de tomarem ciência do(s) fato(s), assinando termo de advertência, assumindo a responsabilidade sobre a conduta do educando;

Observação: No caso de danos ao patrimônio do Colégio, ocasionados por má conduta do aluno, haverá a obrigação de reparação/restituição e ou ressarcimento do mesmo, compensando o prejuízo.
É importante destacar (para estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio)

  1. O toque para o início das aulas é às 7h (manhã) e 14h (tarde);
  2. Chegando às 7h15, o aluno ficará na recepção da Escola esperando o toque para a 2ª aula, e será registrado o atraso. Com 3 atrasos registrados os responsáveis serão comunicados e assinarão um termo de responsabilidade;
  3. O acesso ao Colégio após o toque para a segunda aula, só será permitido com a presença dos pais ou apresentação de justificativa assinada pelo responsável;
  4. Não é permitida a permanência dos alunos na sala de aula durante o recreio;
  5. Após o término do recreio, o aluno que chegar atrasado receberá advertência por escrito, e se for reincidente, poderá ficar ausente de atividade pontuada;
  6. Não é permitido o acesso em sala de aula: dos pais, responsáveis ou de qualquer pessoa que não esteja matriculada no colégio;
  7. O aluno deverá comparecer ao Colégio alimentado, para não utilizar a cantina antes do horário do recreio;
  8. Para não comprometer o nome da Instituição Educativa, ficam vetados quaisquer tipos de divulgação e venda de qualquer natureza, sem a prévia autorização da Coordenação e/ou Direção.

Notas Especiais

O Colégio se compromete a acompanhar e a assistir os alunos apenas durante os horários pré-estabelecidos, nas atividades opcionais programadas para as respectivas turmas e/ou grupos;

A organização e a realização das atividades opcionais são de responsabilidade do Colégio e têm suas orientações específicas.;

O Colégio isenta-se de qualquer responsabilidade por atividades alheias à sua organização e aos seus princípios;

O Colégio poderá agendar encontros pedagógicos e/ou pastorais em cada semestre, sem a presença do aluno na escola, para a realização de atividades que enriqueçam o processo de ensino aprendizagem, sem prejuízo no cumprimento do calendário letivo. Da mesma forma, poderão ser agendados Plantões Pedagógicos, para atendimento aos pais e/ou responsáveis, com a presença dos professores;

A prática de atividades lúdicas (jogos de salão) só é permitida com a orientação de professor/coordenador;

Havendo danos pessoais e materiais resultantes de atos contrários ao Regimento, cabe ao Colégio tomar todas as providências disciplinares e legais necessárias, sobretudo junto à família, para reparação dos prejuízos;

O Colégio, através dos orientadores disciplinares, disponibilizará bolas e locais adequados para jogos, durante os recreios dos alunos de cada turno. Fica esclarecido que não será permitido ao aluno trazer para o Colégio bolas e outros brinquedos, exceto na Educação Infantil e Fundamental I , quando solicitados pelas Coordenações;

A lei proíbe o menor de 18 anos de dirigir veículos; o Colégio, como casa de educação, cumpre a legislação em vigor.

Direitos dos Educandos

  1. Participar das atividades escolares, sociais, religiosas, cívicas e recreativas destinadas a sua formação, promovidas pela escola;
  2. Ser respeitado por todos que fazem parte do Colégio: educadores, colegas e funcionários;
  3. Ter acesso aos laboratórios, bibliotecas, quadra de esportes e outros ambientes, sempre que for autorizado, respeitando os regulamentos específicos;
  4. Tomar conhecimento do registro de seu rendimento de aprendizagem, através do boletim escolar.

Deveres dos Educandos

  1. Usar diariamente o uniforme completo, inclusive nos dias de prova e também a bata, nas aulas de laboratório de química;
  2. Justificar por escrito, feito de próprio punho e assinada pelos pais ou responsável, quando comparecer com o uniforme incompleto;
  3. Assistir a todas as aulas, de acordo com o horário escolar;
  4. O aluno não terá permissão de entrar em sala após o início de provas;
  5. O aluno que precisar se ausentar durante os dias de prova, terá o prazo de 48 horas para apresentar o atestado médico à Coordenação Pedagógica, para ter o direito à prova de 2ª chamada, mediante pagamento de taxa na Tesouraria;
  6. Tratar com respeito toda a comunidade escolar (colegas, professores, coordenadores e funcionários);
  7. Respeitar, nos horários de recreio, os espaços reservados para as turmas nas atividades pedagógicas;
  8. Colaborar na conservação do espaço físico do Colégio, mantendo limpa a sala de aula, conservando o mobiliário e todo material de uso coletivo;
  9. Interessar-se pelos estudos, esclarecendo as dúvidas com o professor, procurando ser assíduo e pontual com os compromissos escolares;
  10. Entregar aos pais, com pontualidade, todos os comunicados enviados pelo Colégio e devolver o canhoto assinado sempre que for solicitado;
  11. Assumir e praticar, de forma consciente, as normas escolares, a fim de facilitar e garantir o bem comum da Escola;
  12. Manter o seu lugar em sala de aula, respeitando o rodízio para melhor disciplina e aprendizagem.

Tecnologia Educacional

No mundo atual, o uso do computador se faz presente no nosso dia-a-dia e sua utilização para fins educativos facilita o aprendizado das diversas disciplinas, pois proporciona aulas mais criativas, motivadoras e dinâmicas. A Tecnologia Educacional do Colégio Imaculado Coração de Maria tem por objetivo ser mais uma ferramenta de apoio no processo de aprendizagem. Para viabilizar nosso trabalho, desenvolvemos parceria entre os professores(as) e coordenações, viabilizando, desta forma, a integração dos conteúdos às aulas com recursos multimídia.

Na Educação Infantil, utilizamos materiais específicos para essa faixa etária e, através do uso de softwares educativos, os(as) alunos(as) desenvolvem diversas habilidades durante suas aulas. Para esta faixa etária, disponibilizamos um laboratório exclusivo com mobiliário adequado, tornando o ambiente bastante acolhedor.

O Ensino Fundamental I possui uma sala de multimídia equipada com Projetor, Lousa Digital, Notebook, Amplificador de Som e Internet. Neste ambiente, os professores complementam suas aulas expositivas utilizando os recursos tecnológicos.

No Ens. Fundamental II e Ens. Médio, os professores das diversas disciplinas desenvolvem atividades, utilizando recursos multimídia na sala de aula de acordo com a sua necessidade. Estes níveis de ensino ainda são contemplados com tecnologia nos laboratório de Ciências, Física e uma Sala de multimídia (estas últimas com lousas digitais). Dessa forma, é possível realizar um trabalho integrado com melhor índice de aproveitamento.

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

Rua Francisco Ambrósio de Barros Leite, 501 Bairro Novo - Olinda - CEP 53030-230
Fone(81) 3087.0650 - Fax (81) 3439.1806 - e-mail: cicm@imaculado.com.br
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