Histórico

Padre Andreas Amhrein São Bento Madre Birgitta Korff

( Escolha uma imagem acima para ver a biografia. )

O Começo da Caminhada

Colégio Imaculado Coração de Maria constitui desde 2 de fevereiro de 1955, uma Escola de Serviço do Senhor, firmando seus ideais de Igreja, sociedade, pessoa e educação fundamentados na justiça, solidariedade, democracia e no serviço à vida e a esperança.

Em meados do século XX – década de 50 – era urgente o pedido de uma escola que atendesse as expectativas das famílias de Bairro Novo, no que se referia à qualidade educacional , na perspectiva da formação integral de suas crianças.

Já havia no Sitio Histórico de Olinda, a Academia Santa Gertrudes, mantida pelas Irmãs Beneditinas Missionárias; porém, diante da necessidade, as Irmãs assumiram o desafio de fundar uma nova escola, desta vez na planície.

A Irmã Edmunda Montenegro abraçou, a missão educativa da nova Casa Beneditina, o então Instituto Imaculado Coração de Maria, depois passando a ser Ginásio Imaculado Coração de Maria, que, anos mais tarde, passaria a Colégio Imaculado Coração de Maria, funcionando até hoje como uma Escola de Serviço do Senhor.

Uma Escola de Serviço do Senhor! A força deste princípio brota dos ideais Beneditinos de serviço, escuta, acolhimento, respeito às diferenças, diálogo, partilha e aprofundamento da fé. Por ocasião da fundação do Colégio Imaculado, o contexto histórico-social na América Latina apresentava uma realidade de opressões e injustiças e, ao mesmo tempo, um desejo latente da Igreja Católica de construir a libertação do homem latino-americano. E, anos mais tarde, a Teologia da Libertação foi a matriz inspiradora do processo pedagógico evangélico-libertador que as escolas católicas adotaram.

Dessa forma, o imaculado já nasceu em sintonia com as urgências libertárias do povo oprimido, incorporando a “Opção pelos pobres”, que a Igreja sinalizava para seus membros. A missão parecia árdua e exigia compromisso e coragem dos educadores! Afinal, era apenas o começo da caminhada…

Hino do Colégio Imaculado Coração de Maria

Ir. Glicéria Diniz, OSB (Letra)
Ir. Fortunata T. Miranda, OSB (Música)

De mãos dadas preparemos
Mundo novo, nova era
E assim, todos teremos
Uma nova primavera

Ciência, Fé, Fraternidade
Bebamos à saciedade
Todos juntos, lado a lado
no Colégio Imaculado

Em Olinda, com seus mares
Moldaremos rosto novo
Embalados em cantares
Construímos novo povo

Passos ledos, caminhemos
Confiantes e libertos
O futuro preparemos
De mente e olhos abertos

Que a semente semeada
Dentro em nosso coração
Traga a messe desejada
para fazer bela missão.

Escute o hino da escola