Atividades Pastorais

Confirmação ou Crisma

Confirmação ou Crisma – é o sacramento da iniciação. Em todas as culturas, existem ritos de iniciação para os jovens que estão no início da idade adulta. No Sacramento da Confirmação o jovem recebe o Espírito Santo para que realize sua missão no mundo e na Igreja.

O renascimento a partir do Espírito Santo através do Sacramento da Confirmação, implica novas aptidões morais e espirituais. No evangelho de Lucas, menciona-se constantemente o fato de que Jesus trilha seu caminho na força do Espírito Santo, cumprindo sua missão. Lucas considera o Batismo um dom de Jesus, o Espírito Santo. Pleno do Espírito Santo, Jesus vai ao deserto, onde é tentado pelo demônio. Lá Ele vivencia sua iniciação no ministério de messias. Depois da tentação, o que se diz é: “Jesus voltou para a Galileia, pleno da força de Espírito” (Lc 4,14).

(Do livro Anselm Grün)


PJE

A PJE é uma pastoral de Estudantes organizados em grupo, evangelizando o meio estudantil e educacional através de uma ação transformadora, inspirada na prática de Jesus Cristo.

Na construção do Reino de Deus na escola ( sendo Igreja na escola), O estudante e o motor, o protagonista, o ator principal. É esta  a sua vontade, sua sede: ver a evangelização da juventude emergir com força nas escolas, querer uma educação de igualdade para todos, que parta da vida e construa  a vida, sede de ver os estudantes sendo sinais do Reino de Deus. Tudo isso, sem esquecer da realidade que o cerca, sem esquecer do chão da escola. Eis o sonho que une os Jovens da PJE.

O que é o SEMEAR PJE?

O encontro semear PJE é um encontro de nucleação e apresentação da proposta da PJE, por meio da ludicidade e de uma linguagem acessível aos adolescentes e jovens,  estes que estão descobrindo, e aceitaram o convite para compreender melhor o que é a PJE; Como ela funciona. O encontro foi desenvolvido pela PJE Pernambucana, é vem sendo modelo e referencia em nucleação de novas escolas. E uma grande sensibilização, que pode ser realizada em apenas uma manhã, ou manhã e tarde completa a combinar com a escola.O encontro foi inicialmente pensado para as escolas em que ainda não existia grupo de jovens, contudo com o passar dos anos o encontro foi sendo adotado em algumas escolas já articuladas como o primeiro encontrão do ano da PJE da escola ou da congregação. O encontro não é engessado, é um encontro flexível em se adaptar à realidade local. Normalmente nas escolas ainda em articulação os membros da coordenação estadual ou regional, vão até a escola assessorar o encontro. A partir do encontro a escola começa uma caminhada regular com seu grupo de base desta maneira estando articulados com a PJE do estado na qual integra.


Primeira Eucaristia

Eucaristia: Fonte de vida – Presença permanente de Cristo em nosso meio, a Eucaristia é uma escola de fé e de amor.

A palavra Eucaristia vem do grego Eucharistein, que significa “Ação de Graças”. Sacramento da Igreja, onde Jesus se faz presente no Pão e no Vinho, com seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade. Instituída por Jesus na última ceia, é o memorial de sua morte e ressurreição, banquete pascal em que ele se dá em alimento.

A Celebração Eucarística é a celebração da nossa fé e da nossa esperança, que nos lança nos ensinamentos de Jesus, no caminho de uma sociedade mais justa e mais fraterna.

É com este pensamento que todos os anos o nosso Colégio oferece às crianças católicas a oportunidade da preparação para a Primeira Eucaristia, objetivando um maior aprofundamento espiritual.