Apresentação – Ensino Médio

 

O Ensino Médio do Colégio Imaculado Coração de Maria acompanha o contexto atual de transformações da Educação no Brasil.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está em fase de finalização (2018) e pretende ser uma norteadora das habilidades e competências gerais dos direitos de aprendizagens dos estudantes, além de criar os parâmetros para todas as avaliações externas [Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM, Sistema de Avaliação da Educação do Brasil- SAEB: ANEB- Avaliação Nacional da Educação Básica- e ANRESC (PROVA BRASIL, para o Ensino Fundamental)], ENCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), além de concursos e vestibulares, tais como o Sistema Seriado de Avaliação (SSA/UPE).  

Além disso, a Base Nacional Comum Curricular orientará os sistemas de ensino na organização do NOVO ENSINO MÉDIO que segundo a Lei 13. 415 de 2017 terá uma reformulação na carga horária obrigatória atual mínima de 1000 horas anuais para, em até cinco anos, 1400h.

A Matriz Curricular do Ensino Médio do Colégio Imaculado Coração de Maria já contempla a carga horária de 1600h no 1º ano, 1640 no 2º ano e de 1800 para o 3º ano, com turmas semi-integrais.  Os ajustes nos currículos e nas áreas do conhecimento que formam os itinerários formativos (ambientes em que os alunos poderão escolher para aprofundamento entre Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais, Linguagens, Matemática e Formação Técnica e Profissional) acontecerão, paulatinamente, a partir de 2020 ou, possivelmente antes, em alguns projetos-pilotos.

Assim, diante deste contexto de transição, o trabalho pedagógico está em processo de adaptação para as mudanças mencionadas acima, bem como está focado na preparação para as atuais competências e habilidades, medidas nos índices das proficiências do ENEM e dos conteúdos programáticos do Sistema Seriado (SSA/UPE).

O Sistema de Avaliação do Ensino Médio do Imaculado possui diversos instrumentos que contemplam a visão integradora e humanista dos valores beneditinos, em consonância com a Laudato Si (encíclica do Papa Francisco que trata dos cuidados da Casa Comum) reafirmando os princípios de nossa linha pedagógica sócio-interacionista, ou seja, evangélico-libertadora voltada para a resolução de problemas, no aprender a aprender, na autonomia para tomar decisões, no trabalho em equipe, no respeito às diferenças e no desenvolvimento de argumentação e defesa de pontos de vista.

No Colégio Imaculado Coração de Maria, Valores e Saberes estão sempre em 1º lugar, há 63 anos, por tudo isso que estamos pelo quarto ano consecutivo em 1º lugar de Olinda no índice de proficiência do ENEM e temos uma taxa de aprovação de 80% nas universidades públicas de Pernambuco.