Apresentação – Ensino Fundamental Anos Finais

O Ensino Fundamental compreende do ao ano, uma das etapas da Educação Básica em que os alunos precisam desenvolver, de forma progressiva, aprendizagens essenciais para a sua formação e ter autonomia em reconstruir conhecimentos pertinentes, atuais e significativos, a fim de torná-los cidadãos críticos, inovadores e responsáveis por uma sociedade em que o elemento fundamental seja a equidade.

O fazer pedagógico do Ensino Fundamental, anos finais, considera e enfatiza as habilidades e as competências pré-existentes nas crianças e nos adolescentes, como a curiosidade, o questionamento e o conhecimento.

Todos os processos educacionais dessa etapa estão voltados para a inserção do aluno na vida em sociedade, valorizando a busca constante do conhecimento e da emancipação.

A proposta Pedagógica do Colégio Imaculado Coração de Maria é norteada pela Base Nacional Comum Curricular, conforme está definida na Lei de Diretrizes e Base Nacional (LDB, Lei Nº 9.394/1996), de forma que, as ações pedagógicas são orientadas pelos princípios éticos, filosóficos, políticos, estéticos e religiosos para a construção da formação integral, justa, democrática, inclusiva e humana de nossos educandos.

Os alunos do ao ano estão iniciando uma nova fase de sua vida, a adolescência, uma fase importante que requer parceria entre a escola e a família, para juntas, promoverem o exercício da escuta e do diálogo; além de vivenciar e cultivar o respeito e a amizade,tornando-os capazes de superar os conflitos que a vida lhes impõe e de resolver situações- problema com autonomia, para ser feliz.

Nesta fase escolar o hábito de estudo é muito importante, cabe a família estabelecê-lo como uma rotina, pois fortalece a responsabilidade com as atividades escolares, como também o crescimento no desempenho do aluno. Da mesma forma, é de responsabilidade da família orientar o uso dos aparelhos eletrônicos, desenvolvendo uma cultura digital adequada, estimulando a pesquisa e alertando para perigos dos crimes cibernéticos.

O corpo docente e a equipe técnica pedagógica são constituídos por Especialistas, Mestres e Doutores que permanecem em constante processo de formação a fim de poder atualizar, renovar e adaptar o seu planejamento e metodologias, contemplando as competências e habilidades que são consonantes com as áreas de conhecimento e ano.

No Colégio Imaculado Coração de Maria, nesta fase, os alunos do 6º ano participam da catequese para a Primeira Eucaristia, e os do 9º ano se preparam para a Celebração do Sacramento do Crisma. Temos também a formação do grupo Pastoral da Juventude Estudantil (PJE), evangelizando no meio estudantil através de uma ação transformadora, inspirada na prática de Jesus Cristo.

A responsabilidade social é uma constante na nossa rotina, seja por meio de projetos pedagógicos em sala de aula ou através da realização de campanhas em prol de pessoas em situações de vulnerabilidade, introduzindo, na prática pedagógica, os fundamentos da LAUDATO Si, do Papa Francisco.