Galeria de Fotos Ensino Médio Eventos

Imaculado Mais Cultura

SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA

 

De acordo com os atuais parâmetros curriculares do Ensino Médio, debater temas transversais é crucial para o desenvolvimento holístico de jovens em seu processo de formação. O Colégio Imaculado Coração de Maria, neste ano de 2018, apresentará a sétima edição do “Imaculado Mais Cultura” cujo tema gerador será a superação da violência. A edição deste ano tem como objetivo o desenvolvimento de algumas competências e habilidades: resolução de conflitos; estímulo à criatividade, à ética, ao respeito e à cidadania; valorização e conhecimentos da cultura local e nacional.

O projeto tem como ponto de partida o envolvimento das várias áreas do conhecimento e de uma aplicabilidade prática dos conteúdos apreendidos ao longo do ano letivo. Dessa forma, espera-se que os estudantes ressignifiquem alguns conceitos através das inteligências múltiplas e das produções artístico-culturais. Além disso, o projeto proporciona a releitura de clássicos literários, apresentações teatrais, sarau, manifestações plásticas e feira de empreendedorismo.

Logo, no dia 27 de setembro de 2018, o nosso querido Colégio Imaculado Coração de Maria será transformado em um grande palco de debates, mostras artísticas e culturais a fim de ampliar o atual tema da Campanha da Fraternidade, tal qual afirma o nosso projeto político pedagógico, enquanto escola de formação de jovens cristãos. É necessário propiciarmos momentos de culminância e integralização do saber.

Portanto, conforme afirmou o Papa Francisco na Laudato Si, “O ser humano não é plenamente autônomo. A sua liberdade adoece, quando se entrega às forças cegas do inconsciente, das necessidades imediatas, do egoísmo, da violência brutal”. Assim, enquanto comunidade escolar beneditina, temos como finalidade promover projetos educacionais pautados no altruísmo, no rompimento de preconceitos, no amor e na ação, pois assim será possível construirmos uma sociedade mais consistente.


« Voltar